PSICOPEDAGOGIA - SPA Pedagogico
Por forma a
garantir uma maior optimização do processo de ensino-aprendizagem e um melhor desenvolvimento
psico-afectivo do aluno, todo o trabalho é desenvolvido em estreita articulação
com um Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), cuja coordenação e
intervenção está a cargo de uma psicóloga. Cabe-lhe analisar as especificidade
do aluno, aferir os seus pontos fortes e as suas lacunas e, em função dessa
avaliação inicial delinear, em conjunto com a equipa de docentes, a resposta
pedagógica que melhor se adeqúe às reais necessidades dessa criança/jovem. O
Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP) é um espaço que correlaciona as
valências psicológicas, psicopedagógica e terapêutica no sentido da integração
plena do aluno no contexto educativo, social e familiar.
ORIENTAÇÃO
VOCACIONAL
9º ou 12º Ano e Agora? Está
nas tuas mãos.
Chegou a altura de decidires, fazeres uma opção, de forma muito concreta no que se refere às possibilidades de escolha que tens ao teu dispor, tendo em conta o teu futuro profissional.
Surge a necessidade de conheceres o mundo das profissões para melhor teres a noção do que são as tarefas de muitos profissionais. É também necessário descobrires-te a ti próprio, as tuas aptidões, o que julgas que és capaz de fazer, o que na verdade consegues e as tuas vocações.
Nas
sessões de orientação vocacional tens ao teu dispor para além destas
oportunidades, a possibilidade de conheceres melhor as áreas para as quais te
encontras mais vocacionado, bem como as saídas que tens após os 9º e 12º anos,
quer ao nível das escolas secundárias, profissionais e superiores. De acordo com
os teus projetos e preferências, é importante que fales com os teus pais, pois
eles podem dar-te uma ajuda válida, embora não possam decidir por ti.
O GIP (Gabinete de Intervenção Psicopedagógica) encontra-se disponível para esclareceres qualquer dúvida nesta área, ajudando-te a "arrumar" as tuas ideias.
MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO
O Sucesso Escolar ao alcance
de todos.
Pretende-se dotar os alunos de competências que permitam conhecer e identificar as características do seu método de estudo, que mais se adequam à sua personalidade, desenvolvendo estratégias que o permitam potenciar a absorção de conhecimentos, de forma que os estudos sejam mais eficazes e permanentes.
TERAPIA DA FALA
Prevenção;
Rastreio; Avaliação e Diagnóstico; Intervenção a crianças, jovens e adultos com
perturbações da fala, atrasos de desenvolvimento da linguagem e perda da
capacidade linguística.
NUTRIÇÃO
Avaliação
e orientação/aconselhamento nutricional a crianças/jovens e adultos que
apresentem excesso de peso e obesidade, doenças do comportamento alimentar
(anorexia/bulimia), alergias, intolerâncias e restrições alimentares, diabetes,
hipertensão arterial, doenças do aparelho digestivo, etc.
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